Inscrições abertas para o RENASEM PARÁ 2019

Inscrições abertas para o RENASEM PARÁ 2019

O Ministério para Seminaristas (MPS) da Renovação Carismática Católica do estado do Pará (RCCPARÁ) realizará o 6º Retiro Estadual para Seminaristas (RENASEM – PA), de 28 a 31 de junho de 2019, no Centro de Cultura e Formação Cristã (Faculdade Católica de Belém), Br-316, km 6, em Ananindeua.
 
O retiro tem como objetivo oferecer aos seminaristas do Pará um profundo encontro pessoal com Deus por meio da espiritualidade vivida nos Grupos de Oração da RCC, e assim contribuir na vida espiritual e missionária, para que, impulsionados pela ação e pelo amor que foi derramado pelo Espírito Santo, possam fazer diferença em seus ministérios e Dioceses.

O RENASEM é um retiro que tem contribuído muito às vocações, pois são inúmeros os testemunhos de partilha, oração e alegria vivenciados nos poucos dias, e que se estendem o ano inteiro. Os seminaristas encontram no RENASEM uma viva espiritualidade de Pentecostes, levando os que participam e abrirem o coração a um reavivamento nas suas vocações para servirem com ainda mais amor em suas dioceses, comunidades e congregações. O retiro, portanto, leva a dizer mais uma vez: “A Ele eu dei o meu Sim!”

 

Clique aqui e saiba mais!

 

Conselho Consultivo da RCCPARÁ se reúne em Belém

Conselho Consultivo da RCCPARÁ se reúne em Belém

A Presidência da RCCPARÁ e coordenadores de Ministérios se reuniram no último sábado, 18, na cidade de Belém para sua primeira reunião presencial.

Estiveram presentes a Presidência da RCCPARÁ (Armando Soares, Presidente; Marta Corrêa, Secretária-geral; Tiago Martins, Primeiro-Tesoureiro; Mônica Almeida, Primeira-Secretária, e Paulo Henrique, Segundo-Tesoureiro), bem como os coordenadores de Ministérios: Reynaldo Nunes, Ministério de Formação; Tamyris Prado: Ministério para Crianças e Adolescentes; Ministério de Comunicação Social, Laís do Valle; Angélica Souza, Ministério de Música e Artes; Gustavo Raiol, Assessor das Expressões Artísticas; Wallacy Cardoso, Ministério Universidades Renovadas, Scyla Albuquerque, Ministério de Intercessão; Maria Nilza, Ministério de Oração por Cura e Liberação; Seminarista Pablo Misley, Ministério para Seminaristas; Wellington, Ministério Jovem; Remma Smith, Ministério de Promoção Humana e Mailane Silva, Ministério de Pregação.

A reunião iniciou com a Santa Missa na Basílica Santuário de Nazaré, seguida de café da manhã na Cúria Metropolitana, onde aconteceu a reunião. Momentos importantes para reencontrar os irmãos e para se conhecerem os ministros estaduais que ainda não se conheciam pessoalmente.

Em oração, juntos, o Senhor já foi direcionando para a unidade desejada entre o Conselho Consultivo, gerada pelo Espírito Santo. Para tanto, a reunião de mostrou como a oportunidade para alinhar os ministérios no que é esperado pela RCCPARÁ e por Deus. E para estarmos em unidade com o que o Senhor deseja do Movimento, foram apresentadas e discutidas as prioridades da RCCPARÁ para este biênio 2019/2020:

- Formar Lideranças
- Identidade da RCC
- Batismo no Espírito Santo e Utilização dos Carismas nos Grupos de Oração
- Ministerialidade Orgânica

Este último ponto foi, além de explicado, iniciado na prática durante a reunião, onde todos os ministérios se apresentaram, expuseram seu planejamento e ouviram o retorno dos outros irmãos. Foi possível conhecer melhor e amar mais a missão de cada ministério.

Em se tratar de vivência e comunhão fraterna, que fazem parte da identidade da RCC e também da identidade do Movimento, também foi vivido na prática nas refeições feitas juntos, nas partilhas e sensibilidade de perceber a necessidade dos irmãos.

Um passo importante foi dado para "testemunhar com a vida o amor e a alegria de servir".

CONSELHO ESTADUAL SE REÚNE EM GOIANÉSIA

CONSELHO ESTADUAL SE REÚNE EM GOIANÉSIA

O Conselho Estadual da RCCPARÁ teve sua primeira reunião ordinária de 2019 e assembleia extraordinária entre os dias 15 e 17 de março, na cidade de Goianésia, Diocese de Marabá. Estiveram presentes os Presidentes de Conselho de 12 das 14 Dioceses, Prelazias Arquidiocese e Regional, um representante, assim como a Presidência da RCCPARÁ.

A nível de Assembleia Extraordinária, dentre outros assunto, foram apresentados as novas Coordenadoras Diocesanas: Josileia Ferreira, Diocese de Ponta de Pedras e Francisca Silva, Prelazia do Xingu, e homologados o novos membros do Conselho Fiscal, Equipe Estadual, Primeira-Secretária e Segundo-Tesoureiro, bem como os novos Coordenadores Estaduais de Ministérios.

Como reunião de conselho, os assuntos foram diversos, incluindo eventos que acontecerão neste ano, repasses do Conselho Nacional e direcionamentos efetuados pelo Presidente da RCCPARÁ.

Comunhão Fraterna

Além da programação, decisões e homologações é possível destacar a vivência fraterna vivida nesses dias. Contando não somente com o Conselho Estadual, mas também com as presenças de Padre Dalvan, Pároco de Goianésia, membros da RCC Diocese de Marabá, Comunidade Católica Presença, Coordenadoras Ministeriais da RCCPARÁ Remma Smith e Laís do Valle, Promoção Humana e Comunicação Social, e a Família de nosso Presidente (esposa e filhos) Rafaela, Bárbara, Davi e Thiago.

Na noite de sábado ouvimos e cantamos as músicas que marcaram a história de conversão de cada um. Estivemos como uma Família, todos unidos e em alegria.

O que você precisa ficar sabendo:

  • Rezar o Veni Creator no início de cada Reunião de Oração dos GOs
  • O Encontro de Coordenadores será na Arquidiocese de Belém, entre os dias 12 e 14 de julho
  • O Congresso Estadual acontecerá na Diocese de Santarém, de 15 a 17 de novembro

Mais detalhes em breve.

LIDERANÇA JOVEM CHAMADA A SER SOPRO DE ESPERANÇA

LIDERANÇA JOVEM CHAMADA A SER SOPRO DE ESPERANÇA

Ministério Jovem realiza encontro estadual para lideranças

Aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de Março no Colégio Cristo Trabalhador na cidade de Abaetetuba (Diocese de Abaetetuba) o Encontro Estadual de Líderes do Ministério Jovem das Dioceses, Prelazias e Regional do Pará.

Estiveram presentes o coordenador do Ministério Jovem na RCCPARÁ, Wellington Barbosa, o coordenador do Ministério Jovem do Maranhão, Merison Santos, e a 1ª Secretária do estado, Mônica Almeida, que ministraram as formações e pregações. Também a coordenadora diocesana local, Cris Ferreira, que organizou o evento. As missas de abertura e encerramento foram presididas pelo bispo local, Dom José Maria.

O coordenador estadual do Ministério Jovem, Wellington Barbosa, repassou as formações do livro que orienta a vida no ministério e o RCC responde nº12. As formações tinham como objetivo fazer o repasse das moções trabalhadas no MJ Nacional e os direcionamentos do Estado para este novo tempo da juventude carismática: Atuação do MJ na RCC, liderança, e a moção “ser sopro de esperança”.

Espera-se que a juventude carismática possa ser formada e seguir em sua evangelização dentro dos Grupos de Oração do estado, conquistando mais jovens para a presença do Senhor com a ousadia do Espírito Santo.