Em comunhão, oremos pelo Sínodo da Amazônia

Em comunhão, oremos pelo Sínodo da Amazônia

De 06 e 27 de outubro de 2019 vai acontecer o Sínodo dos Bispos da Região Pan-Amazônica, com o tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. O evento acontecerá no Vaticano com a presença dos bispos diocesanos das províncias eclesiásticas da Região Pan-amazônica (Brasil, Bolívia, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Guianas e Suriname) e outros representantes de instituições e participantes nomeados pelo Papa.

O Sínodo será composto por apresentação, debates, palestras e plenárias com a presença do Papa. Serão tratados assuntos como a situação dos povos da Amazônia, os problemas que afetam a ecologia e a assistência pastoral na Região.

Esse é um momento muito importante para a Igreja do Brasil e, especialmente, da América Latina. Em comunhão, todos os católicos são convidados a intercederem por esse momento de reflexão.

O Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil convida a todos os carismáticos, principalmente nas reuniões, Grupos de Oração e nos momentos de oração individual, a se colocarem em intercessão pelo Sínodo dos Bispos. Clamemos ao Espírito Santo, Aquele que governa a Igreja, que inspire e conduza esse momento.

 

ORAÇÃO PELO SÍNODO PARA A AMAZÔNIA

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
iluminai com a vossa graça a Igreja
que está na Amazônia.
 
Ajudai-nos a preparar com alegria, fé
e esperança o Sínodo Pan-Amazônico:
“Amazônia: novos caminhos para a Igreja
e para uma ecologia integral”.
 
Abri nossos olhos, nossa mente e coração
para acolhermos o que vosso Espírito
diz à Igreja na Amazônia.
 
Suscitai discípulas e discípulos missionários,
que, pela palavra e o testemunho de vida,
anunciem o Evangelho
aos povos da Amazônia,
e assumam a defesa da terra, das florestas
e dos rios da região,
contra a destruição, poluição e morte.

 

Nossa Senhora de Nazaré,
Rainha da Amazônia,
intercedei por nós,
para que nunca nos faltem coragem e paixão,
lado a lado com vosso filho Jesus.
Amém!
Carta à família Carismática RCCBRASIL - pós eleição

Carta à família Carismática RCCBRASIL - pós eleição

Aparecida - SP, 28 de setembro de 2019.

Querida Família Carismática RCCBRASIL, amigos e amigas de todas as expressões carismáticas que compõem a grande Corrente de Graça que perpassa a Igreja no Brasil, caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, homens e mulheres de boa vontade, graça e paz!

 

O Senhor me chamou e eu Lhe respondi com um "Sim" inspirado na Bem-aventurada Virgem Maria, nossa Mãe: "Como se dará isso ... ?" E o Anjo lhe garantiu: "O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra..." "Então Maria disse: Eis aqui a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a Tua Palavra" (cf. Lc. 1, 34-35.38). Tenho plena consciência de minha pequenez e fragilidade diante de obra tão estupenda e perante homens e mulheres cujo testemunho de fé não caberia em um livro. Entretanto, diante da garantia de que o Espírito Santo está sempre conosco, reafirmo o meu "Sim", pois o que dá sentido máximo à minha vida é amar, seguir e servir ao Senhor de todo o coração, de toda a minha alma e com todo o meu entendimento. Afirmo, portanto, solenemente, em plena comunhão com minha esposa, que "Eu e minha casa serviremos ao Senhor!" (Jos.24,15). 

Nesse sentido, a missão de presidir o Conselho Nacional da RCCBRASIL será para mim uma oportunidade de amar mais o Senhor,  olhar mais  fixamente para Ele,  depender ainda mais do Seu braço forte, entregar-me mais inteiramente ao Seu amor, amar de modo mais intenso esta belíssima família carismática espalhada de norte a sul, de leste a oeste do  nosso imenso Brasil,  ser uma sentinela guardiã da Identidade que nos foi dada.

É preciso dizer que presidir o Conselho Nacional da RCCBRASIL sucedendo à minha muito amada amiga e irmã Katia Roldi Zavaris não será uma tarefa fácil. Com seu jeito todo especial e com grande docilidade ao Espírito Santo, ela foi  canal de  Deus para a construção  de  um belíssimo edificio espiritual. A ela nossa eterna gratidão, admiração e imenso carinho! Também não posso me esquecer dos valorosos homens de Deus que a antecederam, homens que deram suas vidas e desejaram firmemente fazer a Vontade do Senhor. Seja Deus glorificado por suas preciosas vidas! Quanto a mim, tranquiliza-me o fato de que a cada tempo o Senhor suscita um servo com as características necessárias àquele momento da caminhada. Como esposo, pai, filho, neto, profissional, leigo e "carismático" coloco-me dócil ao querer do Senhor para a minha vida e missão neste tempo, alicerçado na Palavra: "Não fostes vós que me escolhestes, fui eu que vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais frutos e o vosso fruto permaneça" (Jo. 15, 16). Cabe-me, portanto, com o exemplo destas preciosas testemunhas da fé (meus antecessores), ciente das oportunidades e desafios do presente, contribuir para um tempo pós-Jubilar fecundo e ainda mais missionário, até porque "os campos estão brancos e prontos para a colheita."

Por isso, dirijo-me a cada Grupo de Oração da RCC existente no Brasil e com eles quero clamar: "Vem, Espírito Santo! Vem para reavivar a chama do amor em cada coração; vem para renovar e santificar todas as coisas; vem para nos dar 'fogo no coração, palavra nos lábios e profecia no olhar' (Papa São Paulo VI); vem e derrama uma chuva de carismas sobre a RCCBRASIL para que, com toda a Igreja, sejamos "sal da terra e luz do mundo" (cf. Mt. 5,13- 15); vem e sela em nossos corações a comunhão para que o mundo creia; vem para que conduzidos por Ti possamos trabalhar para a implantação da Cultura de Pentecostes!" 

Tenho convicção de que os Grupos de Oração da RCC são uma maravilhosa estratégia inspirada pelo Espírito Santo para uma renovada evangelização, para o encontro pessoal com Deus e com os irmãos, para dizer ao mundo que Pentecostes é hoje! Portanto, o Projeto de Deus para o Movimento Eclesial é Grupo de Oração! Por isso, pensando em cada um deles, quero encorajá-los firmemente a seguirem perseverantes no louvor, na unidade inquebrantável, na comunhão fraterna, no exercício dos carismas, na pregação ungida da Palavra de Deus, no clamor sincero pela contínua efusão do Espírito Santo, na saída missionária,  fiéis  à Identidade  que nos foi dada pelo próprio Senhor. Que cada Grupo de Oração da RCC seja, de fato, um "Cenáculo de Jerusalém dos dias de hoje!" 

O que dizer aos meus amados irmãos e irmãs, Conselheiros Nacionais, homens e mulheres tementes a Deus? Muito obrigado pela docilidade à voz do Senhor e pela vida doada  em  favor das Suas ovelhas! Vocês são sinais de unidade e de pastoreio imprescindíveis para a RCC presente em todas as Dioceses brasileiras, vocês são uma verdadeira riqueza para as coordenações diocesanas, as quais sabem que não estão sós, mas que estão inseridas num contexto de comunhão com irmãos de todo o País, em suporte mútuo de fé (cf. Ef. 4,1-4). Vamos juntos evangelizar, partilhar com todos na Igreja e no mundo a graça do batismo no Espírito Santo, trabalhar para a unidade do Corpo de Cristo, servir a Jesus nos pobres e necessitados! (cf. Papa Francisco à Corrente de Graça). Vamos juntos cuidar dos Grupos de  Oração  da RCC  e multiplicá-los para que mais e mais almas sejam salvas. Eu, um simples servo na vinha do Senhor,  me  associo  a todos vocês, servidores valorosos, para em estreita comunhão andarmos para frente sem nos fatigar (cf. Is. 40,31c).

Saúdo, ainda, vivamente todos os colaboradores de nosso Escritório Nacional, homens e mulheres dedicados ao serviço do Senhor, sempre  à disposição dos  Grupos de  Oração da RCC  em todo o Brasil. A missão da RCCBRASIL não seria a mesma sem vocês. Quero encorajá-los a reavivar a chama do dom de Deus que já recebestes e "a vos oferecerdes como hóstias vivas, santas e agradáveis a Deus" (cf. Rm 12,1 e Lumen Gentium,10).

A RCCBRASIL, com toda a sua potencialidade e vitalidade, é e pretende ser cada vez mais um instrumento humilde e eficaz nas mãos do Senhor, à serviço da Igreja,  em  comunhão com todos, dando ao mundo um testemunho atraente de santidade, condizente com a imensa graça recebida nos últimos 50 anos. Consciente de sua identidade e missão, ama, valoriza e quer sinceramente estar em comunhão com todas as expressões da grande e caudalosa Corrente de Graça.

Confiamo-nos, pois, à proteção e intercessão da Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, de São Miguel Arcanjo, de São João Paulo II e da Beata Elena Guerra.

 

Veni Sancte Spiritus!

 

Vinícius Rodrigues Simões
Secretário Geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
(Presidente-eleito do Conselho Nacional da RCCBRASIL- 2020/2022)
Grupo de Oração Jesus Senhor-Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Conselho Nacional da RCC discerne tema do ano 2020

Conselho Nacional da RCC discerne tema do ano 2020

Foi discernido pelo Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil, na tarde deste sábado (28/09/19), o tema que vai direcionar todos os trabalhos do Movimento em 2020. Depois de oração e escuta profética, o tema discernido foi a passagem bíblica “Transformai-vos pela renovação do vosso espírito” (Rm12,2).

A definição do tema do ano aconteceu na reunião do Conselho Nacional da RCCBRASIL, que acontece desde quarta-feira (25/09), na cidade de Aparecida (SP).

 O tema do ano destaca a importância da decisão de cada homem e mulher em busca pela santidade, a partir da experiência transformadora do batismo no Espírito Santo. A proposta desse ano com o tema é destacar o Grupo de Oração como local de grande oportunidade para que o Batismo no Espírito Santo aconteça e transforme muitas vidas e um lugar especial para a vivência da identidade carismática.

Já o tema do Retiro de Carnaval, Pentecostes e Cenáculo com Maria serão divulgados posteriormente. Após momento de escuta, partilha, discernimento e aprovação a arte do tema do ano será disponibilizada para download no site da RCCBRASIL. Assim como a versão infantil, para ser trabalhada pelo Ministério para as Crianças e Adolescentes e sugestão de arte para Retiro de Carnaval.

RETIRO PARA SEMINARISTAS COMPLETA 5 ANOS NA RCCPARÁ

RETIRO PARA SEMINARISTAS COMPLETA 5 ANOS NA RCCPARÁ

"A Ele dei meu sim"

A Renovação Carismática Católica do Pará realizou, de 28 a 31 de julho, o Retiro para Seminaristas (RENASEM Pará), que completou 5 anos, com a participação de Seminaristas, Vocacionados e Padres, na Arquidiocese de Belém. O retiro buscou oferecer aos participantes uma intensa vivência de oração, espiritualidade, partilha e alegria, a fim de que cada um pudesse dizer: "A Ele eu dei o meu Sim!".

Pe André Rodrigues (Formador no Seminário São José Rio de Janeiro), Armando Soares (Pres. RCCPARÁ), Pe. Maurício Henrique (Arq. de Belém), Pe. Pedro (Assessor Eclesiástico da RCCPARÁ), Pe. José Bomfim (Ssma. Conceição do Araguaia) estiveram presentes.

Foram dias de vigor renovado, muita alegria e fraternidade, como testemunha Leonardo Vieira, 25 anos, Seminarista na Arquidiocese de Belém, que está no 1° ano de Filosofia e participou do seu primeiro RENASEM: "Deus renovou minha vida e vocação".

"Desde que cheguei ao Retiro, Jesus começou a  incomodar meu coração, como se uma espada estivesse em meu peito. Há anos eu não tinha essa sensação, e percebi que ali no Renasem, Ele queria falar e transformar minha vocação. Assim tive o discernimento que estava frio na fé e que o Espírito Santo queria incendiar minha alma. Foi aí, então, que eu senti meu coração rasgar, e Jesus revelava que queria mais de mim, que eu precisava me entregar mais e confiar. Foi muito emocionante", relatou o seminarista.

O sim ao Senhor e o compromisso em servi-lo foi vivido de forma especial durante a missão realizada na comunidade Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia São Judas, no bairro da Condor, em Belém.  "Foi uma missão muito boa e bastante desafiadora, pois na comunidade existem muitos pontos de droga, mas semeamos como o Senhor nos pediu na oração", partilhou Pablo Misley, Coordenador Estadual do Ministério para Seminaristas/RCCPARÁ.Após missa de encerramento e partilha sobre o retiro e projetos para o Ministério, a tarde último dia de retiro foi dedicado ao lazer, para viver a fraternidade entre os seminaristas.

Para o coordenador do Ministério, o Retiro foi uma grande graça. "Louvo a Deus por toda a bondade d'Ele conosco, pois vivemos dias lindos de muito conforto espiritual. Pe. André como instrumento de Deus, nos fez querer mais seguir nesse caminho de abandono das coisas terrenas. Tenho certeza que este RENASEM Pará trará muitos frutos espirituais nas vocações destes que o viveram com amor. Estou muito feliz pela graça derramada em nossas vidas nestes dias".

Tudo isso é confirmado pelo testemunho dos seminaristas, como Leonardo continuou: "Percebi que tenho que me dobrar e deixar ser conduzido e que o meu sim possa se renovar constantemente. Quero levar isso para sempre e em nome de Jesus ser um bom e Santo Sacerdote. A RCC é um instrumento muito grande de Deus, e eu estou aqui vivo para testemunhar."