Nota de Direcionamento

Nota de Direcionamento

A Graça e a Paz do Senhor Jesus Cristo estejam com todos!

A Renovação Carismática Católica do Estado do Pará – RCCPARÁ, vem pela presente Nota, esclarecer que como Instituição Católica (Movimento Eclesial) pertencente à Igreja Católica Apostólica Romana, não possui quaisquer tendências políticas e segue a sua caminhada reafirmando o seu compromisso em zelar pela liberdade de consciência das pessoas, não conformando os membros do Movimento a qualquer posição política, partidária ou ideológica.

A RCCPARÁ não autoriza a manifestar posicionamentos ideológicos em seu nome ou com sua logomarca registrada. Ao contrário, orienta-lhes a participarem da sociedade civil “a partir do princípio ético do bem comum, iluminados pela fé e a partir das orientações da Doutrina Social da Igreja" (CNBB. DOC. 206 apud Texto Base da CF 2019, p. 64), bem como oferece formação, pastoreio e critérios bíblicos e doutrinários (Doutrina Social da Igreja) de discernimento àqueles membros que se sentem particularmente chamados a um mandato político.

Como Movimento Eclesial, lideranças da RCCPARÁ, somos chamados a ser luz para o Mundo, levados a espalhar a Cultura de Pentecostes, ter as experiências dos Apóstolos. Aproveitemos todos os meios de comunicação, todas as oportunidades à distância ou próximos: vídeos, mensagens, áudios e todas as formas possíveis para nos manifestarmos como Igreja, cheios do Espírito Santo. Esta é a nossa missão.

Além disso, ora incessante e indistintamente por todas as Autoridades constituídas, conforme o ensinamento de São Paulo a Timóteo:

“Acima de tudo, recomento que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade." (I Tm 2, 1-2)

Deus abençoe!

 

Armando Soares de Oliveira Júnior

Presidente do Escritório Administrativo da RCCPARÁ

REGULAMENTO DO SORTEIO “VOCÊ EM ROMA”

REGULAMENTO DO SORTEIO “VOCÊ EM ROMA”

1 – Idealização: este sorteio é idealizado pelo ESCRITÓRIO ADMINISTRATIVO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO PARÁ (RCCPARÁ,) inscrito no CNPJ: 18.312.190/0001-48.


2 – Abrangência: todo território brasileiro.


3 – Prazo de Execução: início no dia 13 de janeiro de 2020 e término no dia 16 de maio de 2020 (ata do sorteio).


4 – Descrição do Prêmio: o vencedor do sorteio ganhará uma passagem (ida e volta), saindo do Aeroporto internacional de Belém/Val-de-Cans, em direção ao aeroporto Internacional de Roma, na Itália. Na Capital Italiana, o vencedor peregrinará por algumas igrejas Católicas conforme roteiro descrito neste regulamento. O vencedor tem direito de levar um acompanhante a sua escolha. O vendedor do bilhete premiado também ganhará a promoção com todas os benefícios que o sorteado terá por direito.

Está incluso no pacote:
✓ Passagem aérea (ida e volta) saído de Belém;
✓ Hospedagem em Roma de 21 a 26 de julho de 2020;
✓ Um dia de passeio em Assis;
✓ Traslados em Roma;
✓ Seguro Viagem;
✓ Kit viagem BR 21.

Observações:
I. O prêmio entregue aos vencedores e indicado será EXCLUSIVAMENTE o que está descrito no regulamento do sorteio, e, portanto, não será convertido em valores monetários, não podendo ser exigido nenhum valor caso haja desistência ou impossibilidade de viagem.
II. A indicação dos nomes para a emissão do bilhete promocional, será informado IMPRETERIVELMENTE até o dia vinte e dois de maio do ano de dois mil e vinte. Sendo de inteira responsabilidade do vencedor a informação dos dados, bem como o envio de toda a documentação necessária para a compra das passagens. O mesmo vale para o vendedor ganhador.
III. Também é de inteira responsabilidade do vencedor providenciar toda a documentação pessoal necessária para viabilizar seu embarque (RG, passaporte, autorização judicial em caso de menor, etc.) O mesmo vale para o vendedor ganhador.
IV. O pacote não inclui traslado da residência dos vencedores até o aeroporto de Belém, bem como o retorno do aeroporto de Belém a residência dos vencedores. Não inclui, também, despesas com alimentação durante esta viagem e durante todo o tempo de permanência em Roma.
V. As regras para embarque e despacho de bagagens serão às determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAAC.

5 – Roteiro da Viagem
✓ 20/07/2020 – Embarque no aeroporto de Belém com destino a Roma
✓ 21/07/2020 – Chegada no Aeroporto de Roma. Traslado para o Hotel pernoite e descanso.
✓ 22/07/2020 – Após café da manhã, translado para o Vaticano para possível audiência com o Papa pela manhã. Tarde livre para visitas a Basílica de São Paulo fora dos muros. Traslado para o hotel a tarde.
✓ 23/07/2020 – Após o café da manhã visitaremos: Fontana de Trevi, Catacumbas de S. Calixto (Ingressos não inclusos). A tarde retorno para o Hotel.
✓ 24/07/2020 – Após o café da manhã seguiremos para Assis onde visitaremos a catedral de São Francisco e os principais pontos turísticos, retorno para hotel e descanso.
✓ 25/07/2020 – Dia livre em Roma
✓ 26/07/2020 – Café da manhã no hotel e em seguida traslado para o aeroporto com destino a Lisboa para conexão e retorno ao Brasil.
✓ 27/07/2020 – Chegaremos em Lisboa e faremos um breve City Tour e almoço (Não incluso), em seguida traslado para o Aeroporto para voo as 16:55hs com Destino ao Brasil.

6 – Local do Sorteio
O sorteio será realizado no dia 16 de maio na cidade de Cachoeira do Arari no Projeto Abraço do Pai. Projeto realizado pela RCCPARÁ.

7 – Forma de Participação:
Para concorrer a este prêmio, basta efetuar a compra de um ou mais cupons com as lideranças da Renovação Carismática Católica espalhadas pelas Arquidioceses, Dioceses, Prelazias do Estado do Pará no valor de R$ 20,00.

8 – Entrega do Prêmio:
Após a notificação, o ganhador deve imediatamente providenciar os documentos pedidos para a aquisição de seu prêmio. A RCCPARÁ comprará as passagens e notificará ao vencedor os horários dos voos.

9 – Disposições Gerais
Fica eleito o foro da cidade onde está localizado o Escritório da RCCPARÁ, CNPJ: 18.312.190/0001-48; para dirimir toda e qualquer questão referente a este sorteio.

Armando Soares de Oliveira Júnior
Presidente do Escritório Administrativo da
Renovação Carismática Católica do Pará- RCCPARÁ

Em comunhão, oremos pelo Sínodo da Amazônia

Em comunhão, oremos pelo Sínodo da Amazônia

De 06 e 27 de outubro de 2019 vai acontecer o Sínodo dos Bispos da Região Pan-Amazônica, com o tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. O evento acontecerá no Vaticano com a presença dos bispos diocesanos das províncias eclesiásticas da Região Pan-amazônica (Brasil, Bolívia, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Guianas e Suriname) e outros representantes de instituições e participantes nomeados pelo Papa.

O Sínodo será composto por apresentação, debates, palestras e plenárias com a presença do Papa. Serão tratados assuntos como a situação dos povos da Amazônia, os problemas que afetam a ecologia e a assistência pastoral na Região.

Esse é um momento muito importante para a Igreja do Brasil e, especialmente, da América Latina. Em comunhão, todos os católicos são convidados a intercederem por esse momento de reflexão.

O Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil convida a todos os carismáticos, principalmente nas reuniões, Grupos de Oração e nos momentos de oração individual, a se colocarem em intercessão pelo Sínodo dos Bispos. Clamemos ao Espírito Santo, Aquele que governa a Igreja, que inspire e conduza esse momento.

 

ORAÇÃO PELO SÍNODO PARA A AMAZÔNIA

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
iluminai com a vossa graça a Igreja
que está na Amazônia.
 
Ajudai-nos a preparar com alegria, fé
e esperança o Sínodo Pan-Amazônico:
“Amazônia: novos caminhos para a Igreja
e para uma ecologia integral”.
 
Abri nossos olhos, nossa mente e coração
para acolhermos o que vosso Espírito
diz à Igreja na Amazônia.
 
Suscitai discípulas e discípulos missionários,
que, pela palavra e o testemunho de vida,
anunciem o Evangelho
aos povos da Amazônia,
e assumam a defesa da terra, das florestas
e dos rios da região,
contra a destruição, poluição e morte.

 

Nossa Senhora de Nazaré,
Rainha da Amazônia,
intercedei por nós,
para que nunca nos faltem coragem e paixão,
lado a lado com vosso filho Jesus.
Amém!
Carta à família Carismática RCCBRASIL - pós eleição

Carta à família Carismática RCCBRASIL - pós eleição

Aparecida - SP, 28 de setembro de 2019.

Querida Família Carismática RCCBRASIL, amigos e amigas de todas as expressões carismáticas que compõem a grande Corrente de Graça que perpassa a Igreja no Brasil, caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, homens e mulheres de boa vontade, graça e paz!

 

O Senhor me chamou e eu Lhe respondi com um "Sim" inspirado na Bem-aventurada Virgem Maria, nossa Mãe: "Como se dará isso ... ?" E o Anjo lhe garantiu: "O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra..." "Então Maria disse: Eis aqui a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a Tua Palavra" (cf. Lc. 1, 34-35.38). Tenho plena consciência de minha pequenez e fragilidade diante de obra tão estupenda e perante homens e mulheres cujo testemunho de fé não caberia em um livro. Entretanto, diante da garantia de que o Espírito Santo está sempre conosco, reafirmo o meu "Sim", pois o que dá sentido máximo à minha vida é amar, seguir e servir ao Senhor de todo o coração, de toda a minha alma e com todo o meu entendimento. Afirmo, portanto, solenemente, em plena comunhão com minha esposa, que "Eu e minha casa serviremos ao Senhor!" (Jos.24,15). 

Nesse sentido, a missão de presidir o Conselho Nacional da RCCBRASIL será para mim uma oportunidade de amar mais o Senhor,  olhar mais  fixamente para Ele,  depender ainda mais do Seu braço forte, entregar-me mais inteiramente ao Seu amor, amar de modo mais intenso esta belíssima família carismática espalhada de norte a sul, de leste a oeste do  nosso imenso Brasil,  ser uma sentinela guardiã da Identidade que nos foi dada.

É preciso dizer que presidir o Conselho Nacional da RCCBRASIL sucedendo à minha muito amada amiga e irmã Katia Roldi Zavaris não será uma tarefa fácil. Com seu jeito todo especial e com grande docilidade ao Espírito Santo, ela foi  canal de  Deus para a construção  de  um belíssimo edificio espiritual. A ela nossa eterna gratidão, admiração e imenso carinho! Também não posso me esquecer dos valorosos homens de Deus que a antecederam, homens que deram suas vidas e desejaram firmemente fazer a Vontade do Senhor. Seja Deus glorificado por suas preciosas vidas! Quanto a mim, tranquiliza-me o fato de que a cada tempo o Senhor suscita um servo com as características necessárias àquele momento da caminhada. Como esposo, pai, filho, neto, profissional, leigo e "carismático" coloco-me dócil ao querer do Senhor para a minha vida e missão neste tempo, alicerçado na Palavra: "Não fostes vós que me escolhestes, fui eu que vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais frutos e o vosso fruto permaneça" (Jo. 15, 16). Cabe-me, portanto, com o exemplo destas preciosas testemunhas da fé (meus antecessores), ciente das oportunidades e desafios do presente, contribuir para um tempo pós-Jubilar fecundo e ainda mais missionário, até porque "os campos estão brancos e prontos para a colheita."

Por isso, dirijo-me a cada Grupo de Oração da RCC existente no Brasil e com eles quero clamar: "Vem, Espírito Santo! Vem para reavivar a chama do amor em cada coração; vem para renovar e santificar todas as coisas; vem para nos dar 'fogo no coração, palavra nos lábios e profecia no olhar' (Papa São Paulo VI); vem e derrama uma chuva de carismas sobre a RCCBRASIL para que, com toda a Igreja, sejamos "sal da terra e luz do mundo" (cf. Mt. 5,13- 15); vem e sela em nossos corações a comunhão para que o mundo creia; vem para que conduzidos por Ti possamos trabalhar para a implantação da Cultura de Pentecostes!" 

Tenho convicção de que os Grupos de Oração da RCC são uma maravilhosa estratégia inspirada pelo Espírito Santo para uma renovada evangelização, para o encontro pessoal com Deus e com os irmãos, para dizer ao mundo que Pentecostes é hoje! Portanto, o Projeto de Deus para o Movimento Eclesial é Grupo de Oração! Por isso, pensando em cada um deles, quero encorajá-los firmemente a seguirem perseverantes no louvor, na unidade inquebrantável, na comunhão fraterna, no exercício dos carismas, na pregação ungida da Palavra de Deus, no clamor sincero pela contínua efusão do Espírito Santo, na saída missionária,  fiéis  à Identidade  que nos foi dada pelo próprio Senhor. Que cada Grupo de Oração da RCC seja, de fato, um "Cenáculo de Jerusalém dos dias de hoje!" 

O que dizer aos meus amados irmãos e irmãs, Conselheiros Nacionais, homens e mulheres tementes a Deus? Muito obrigado pela docilidade à voz do Senhor e pela vida doada  em  favor das Suas ovelhas! Vocês são sinais de unidade e de pastoreio imprescindíveis para a RCC presente em todas as Dioceses brasileiras, vocês são uma verdadeira riqueza para as coordenações diocesanas, as quais sabem que não estão sós, mas que estão inseridas num contexto de comunhão com irmãos de todo o País, em suporte mútuo de fé (cf. Ef. 4,1-4). Vamos juntos evangelizar, partilhar com todos na Igreja e no mundo a graça do batismo no Espírito Santo, trabalhar para a unidade do Corpo de Cristo, servir a Jesus nos pobres e necessitados! (cf. Papa Francisco à Corrente de Graça). Vamos juntos cuidar dos Grupos de  Oração  da RCC  e multiplicá-los para que mais e mais almas sejam salvas. Eu, um simples servo na vinha do Senhor,  me  associo  a todos vocês, servidores valorosos, para em estreita comunhão andarmos para frente sem nos fatigar (cf. Is. 40,31c).

Saúdo, ainda, vivamente todos os colaboradores de nosso Escritório Nacional, homens e mulheres dedicados ao serviço do Senhor, sempre  à disposição dos  Grupos de  Oração da RCC  em todo o Brasil. A missão da RCCBRASIL não seria a mesma sem vocês. Quero encorajá-los a reavivar a chama do dom de Deus que já recebestes e "a vos oferecerdes como hóstias vivas, santas e agradáveis a Deus" (cf. Rm 12,1 e Lumen Gentium,10).

A RCCBRASIL, com toda a sua potencialidade e vitalidade, é e pretende ser cada vez mais um instrumento humilde e eficaz nas mãos do Senhor, à serviço da Igreja,  em  comunhão com todos, dando ao mundo um testemunho atraente de santidade, condizente com a imensa graça recebida nos últimos 50 anos. Consciente de sua identidade e missão, ama, valoriza e quer sinceramente estar em comunhão com todas as expressões da grande e caudalosa Corrente de Graça.

Confiamo-nos, pois, à proteção e intercessão da Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, de São Miguel Arcanjo, de São João Paulo II e da Beata Elena Guerra.

 

Veni Sancte Spiritus!

 

Vinícius Rodrigues Simões
Secretário Geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
(Presidente-eleito do Conselho Nacional da RCCBRASIL- 2020/2022)
Grupo de Oração Jesus Senhor-Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro